quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícias em Quadrinhos?

Uma das características do livre mercado é a existência da competição. Obviamente, nem sempre a competição, em determinados segmentos de mercado, configura-se uma disputa saudável. Pelo menos é o que a gente enxerga no setor de comunicação impressa.

No Rio, os grupos Infoglobo e O Dia travam violentas batalhas para controlar o mercado. O jornal O Globo, maior e mais influente, cujo conteúdo mais completo, com análises políticas, econômicas, esportivas, seus cadernos de cultura, educação e lazer, entre outras coisas, se viu ameaçado pelo jornal do grupo O Dia, com conteúdo um pouco menos elaborado, mas com uma proposta parecida, que ganhava espaço no mercado menos exigente. Então, o grupo O Globo lança o Extra, cujo jornalismo superficial, conteúdo razoável, economizando nos excessivos artigos de seu irmão maior e mais velho (principalmente na área da cultura e educação, que já não era aquela maravilha) , deixou o produto final mais barato e acessível às massas. Não obstante, o grupo O Dia resolveu lançar o magnífico Meia Hora, no qual as notícias são escritas em um vocabulário informal em não muito mais que uma dúzia de páginas, ignorando quase por completo a inútil cultura e a dispensável educação. O resultado do jogo do Flamengo, o próximo capítulo da novela e a Gata(?) da Hora, em detrimento de algum jornalismo decente, são as principais atrações do jornal, que vende bastante entre as classes mais baixas. O jornal fez tanto sucesso, que obrigou a sovina do grupo Infoglobo a buscar uma solução prática para absorver esse mercado conquistado pelo rival e então, eis que surge das trevas o Expresso, que consagra uma espécie de jornalismo(?) sangrento, copiando as prioridades do inimiguinho: jogo do Flamengo, novela e mulher pelada, que em outras palavras, é o "pão e o circo" que o povo tanto quer...

(Espero que eu não tenha que completar essa reticências, porque se não acabaremos com um jornal em quadrinhos no mercado.)

3 comentários:

  1. sábias palavras :D

    e a gata da hora custuma ser bem feia HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  2. POISÉ!
    o seu sogrão super inteligente/vascaíno/crítico/COMUNISTA compra o meia hora todo dia.

    briga com ele.

    ResponderExcluir
  3. Tomemos cuidado para não desvalorizar os quadrinhos, que certamente são instrumentos importantes de críticas, como percebemos em algumas tiras bem humoradas e reflexivas. Realmente a mídia se apresenta sob diferentes formas, mas na essência garante a manutenção da ordem vigente e os interesses dos opressores. Notícias rápidas que não apresentam tempo para refletirmos ou totalmente "imparciais" para entendermos os fatos de maneira positivista, sem contextualizar e problematizar de acordo com a produção e reprodução da vida material.

    ResponderExcluir